top of page
Daniel Bandeira

Daniel Bandeira

Roteiro, Direção, Montagem

Recife, PE

Sci-fi, Thriller, Horror

Cinema de gênero (thriller, sci-fi, horror). Usa o fantástico e o extraordinário para refletir sobre a realidade. Suas histórias são para públicos que aceitem desafios: elas podem ser desconfortáveis desde que recompensadoras na mesma medida. Ou mais.
Público Adulto e Jovem Adulto

LONGAS-METRAGENS

Mais recentemente escreveu e dirigiu o longa de ficção "Propriedade", um thriller psicológico com Malu Galli como protagonista. Sua estreia nacional aconteceu no Festival do Rio 2022 e foi selecionado para a Mostra Panorama da 73ª Berlinale, iniciando sua carreira internacional. Atualmente está disponível na Netflix.
Seu primeiro longa é um thriller chamado “Amigos de Risco”, o qual escreveu, dirigiu e montou. O filme foi selecionado para a competição no 40o Festival de Brasília. Foi também o primeiro longa rodado em vídeo digital em Pernambuco e onde Irandhir dos Santos teve sua estreia como protagonista no cinema.
Foi montador de alguns longas, como a antologia de horror histórico “O Nó do Diabo”, filme coletivo da produtora Vermelho Profundo e “Brasil S/A”, drama experimental de Marcelo Pedroso.
Já entre curtas-metragens, escreveu e dirigiu o suspense “Tchau e Benção”, o horror “A Menina do Algodão” codirigido com Kleber Mendonça Filho, o drama fantástico “Sob a Pele”, codirigido com Pedro Sotero e o Western pós-industrial “Soledad”, codirigido com Joana Gatis e Flavia Vilela entre outros.
Também montou curtas para diversos cineastas pernambucanos como “Rapsódia para um Homem Comum”, ficção, drama de Camilo Cavalcante e “Vinil Verde”, ficção, fantasia de Kleber Mendonça Filho. Também montou o drama de horror “Mens Sana In Corpore Sano”, dirigido por Juliano Dornelles, e “Au Revoir” e “Represa”, dramas dirigidos por Milena Times.

PRÊMIOS
Seu mais recente filme “Propriedade” recebeu diversos prêmios como melhor filme no Fantastic Fest 2023 e Brooklyn Horror Film Festival nos Estados Unidos. Além de melhor filme e direção nos festivais Rio Fantastik 2023 e 17o Festival de Aruanda.
Em fase de roteiro, foi selecionado para o Laboratório Produire au Sud, promovido pelo Festival de 3 Continents.
Foi premiado no 37º Festival de Brasília como montador com o curta "Vinil Verde", prêmio que dividiu com Kleber Mendonça e com p drama experimental "Brasil S/A" na 47º edição.

FORMAÇÃO
Cursou Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco.
Participou do Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas da Globo e seu longa "Expresso Vermelho" foi selecionado para o programa Pop Up Film Residency, nas Ilhas Faroe no norte da Europa, onde durante 3 semanas teve mentorias com diversos cineastas em um programa coordenado por Jón Hammer.

bottom of page